quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Moldura & Tissue Tape...



 Caros Amigos mais um trabalho para vos inspirar... e para alguns mostrar a versatilidade do Tissue Tape ou masking tape como muitas vezes é conhecido.

Neste trabalho optei pelo Tissue tape da linha do Tim Holtz Sketchbook, uma moldura com profundidade do IKEA. Vamos então começar por desmontar a moldura...
Forramos a parte da frente da moldura, depois a parte interna e as laterais, quando experimentarem vão verificar que é muito fácil este procedimento pois a tissue tape dá para colar e descolar facilmente sem se danificar.
A primeira parte da moldura está completamente forrada e até podia considerar que estava quase terminada...mas achei que podia chegar a um efeito mais elaborado...
Então resolvi utilizar gesso da Claudine Hellmuth Studio, e fui aplicando com o dedo e em certas zonas passei com um trapo para espalhar um pouco mais...
Para obter o efeito que está na foto, dando um aspecto de apagado em algumas zonas para atingir o aspecto "vintage"...
Para dar alguma cor seleccionei as Distress Ink almofadas de carimbo nas cores Faded jeans, Broken china e Salty ocean, cortei um pouco de cut-n-dry foam da Ranger. A Adirondack paint dabber na cor prata é para dar um toque final.
Fui passando com espuma da Cut-n-dry na moldura, passando pelas distress e utilizando as suas tonalidades de azul para escurecer mais ou dar mais luminosidade conforme me parecia melhor. Trabalhar com esta espuma conseguimos "dominar" onde queremos a tinta e a sua quantidade, e no fim podemos lavar para usar com outras cores.

Finalizamos esta parte da moldura com a Adirondack paint dabber na cor prata com a seguinte técnica, na craft sheet (é a folha que utilizo como base para fazer os meus trabalhos aguenta quase tudo sem se danificar!) batemos um pouco com a esponja da tampa até ficar um pouco de tinta e vamos batendo só em alguns pontos com a esponja aplicadora para deixar pequenas porções de tinta sem esticar, quando é preciso mais tinta voltamos a bater na craft sheet e ficamos novamente com tinta no aplicador.
Repetimos o mesmo processo para a peça interior da moldura que se desmonta logo no inicio.
Agora vamos ao passe-partout, neste caso eu trabalhei o passe-partout por inteiro e posteriormente colei a foto que queria com quadrados de espuma.
Utilizei Distress Stain nos tons Faded Jeans, Broken China e Prateado para o primeiro passo, é importante um borrifador de água neste caso um mini mister e a pistola de ar quente...e como é sempre essencial a craft sheet...
 Em cima da craft sheet vou batendo com as Distress Sain deixando as 3 cores espalhadas...
depois borrifo água...
e passo várias vezes a folha previamente cortada à medida sem deixar partes em branco, muitas vezes seco um pouco com a pistola de ar quente e volto a passar na tinta e água.
Agora vou contar um pequeno truque que dá um efeito especial, com a Distress Stain branca, agitamos bem o frasco e com cuidado retiramos a esponja aplicadora e enchemos um mini mister, para depois podermos borrifar o nosso trabalho com partes brancas e assim temos este efeito...
Para o branco ficar mais intenso tem que ser seco com a pistola rapidamente.
É este o efeito que pretendia!
Montamos a moldura e temos este trabalho final, que podia ter outros tons e podia ter sido aplicada a técnica desde caixas a agendas passando por muitos outros suportes.
Espero que experimentem!
Obrigada mais uma vez, até breve.

Materiais utilizados:
Moldura IKEA
Tesoura
Tissue Tape Tim Holtz Sketchbook
Claudine Hellmuth Studio Gesso
Non-stick Craft Sheet 38 cm x 45 cm
Cut-n-dry stamp foam Ranger
Distress Ink almofada de carimbo - Faded Jeans/ Broken China/Salty ocean
Distress Stain - Faded Jeans/ Broken China/ Prateado/ Branco (picket fence)
Adirondack tinta acrilica prata
Heat-it secador de ar quente
Mini mister

 Tudo disponível em www.papeldervilha.com